quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dica de redação

1. Apresentação
A boa apresentação de um texto é uma forma de garantir uma leitura tranquila do que pensamos e transcrevemos para o papel.
Consideramos questões de apresentação:
a) Limpeza - ausência de borrões e sujeiras, evitando o uso de corretivo.
b) Letra legível - não se trata de ter uma letra belíssima: a questão é conseguir ser legível a fim de garatir a leitura do que se escreveu.
c) Respeito às margens do papel - não escreva após o termino da linha ou às margens. Tudo precisa estar visível, legível e bem organizado.
d) Espaço que marca o início do parágrafo - no passado, algum dia, um professor de Português já lhe pediu dois dedos de afastamento da margem para o início de cada parágrafo. Digamos que não seja preciso haver tanto rigor, mas o afastamento é obrigatório, mostrando melhor disposição das suas idéias.
e) Letras maiúsculas e minúsculas em locais adequados - o emprego da letra maiúscula não é uma escolha particular, não pode ocorrer no meio da linha sem nenhum critério. Basicamente ele se restringe ao início das frases e aos nomes próprios.
2. Linguagem
Atente sempre para que a linguagem por você utilizada seja adequada ao tipo de texto que está escrevendo.
a) Linguagem coloquial - é aceitável, por exemplo, quando contamos uma história e queremos caracterizar algum personagem por sua simplicidade. Nesse caso, até a gíria pode ser pertinente. É um erro, porém, em textos em que se pretende discutir idéias.
b) Norma culta - é aquela que deve prevalecer em textos escritos. Lembre-se de que a norma culta implica respeitar as regras gramaticais.
c) Vocabulário - uma palavra errada pode determinar a incompreensão de toda uma frase, de toda uma idéia que você pretende transmitir.
Logicamente há outras questões a serem consideradas quando escrevemos ou corrigimos nossa redação. Esses são os primeiros passos para guiar nosso trabalho. Tenha isso em mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário